"Se tu vivesses o que eu vi"
- Centro Qualifica ESAM
- 30 de jan.
- 1 min de leitura
A Dra. Mónica Costeira, médica pediatra, esteve na ESAM, na última quinta-feira, dia 23, para partilhar a sua experiência em contexto humanitário, educar para a cidadania e contagiar os jovens, porque “Fazer bem, faz-nos bem!”, como um dos alunos tão bem salientou.
Fazer bem, faz-nos bem!
Em duas sessões, a Dra. abordou, com os alunos do décimo ano, a importância do respeito pelos direitos humanos e em especial pelos das crianças, convidando-os a descentrar-se do seu conforto e dos seus privilégios. A pediatra mostrou o quão é importante estar atento às notícias do mundo para, em consciência plena, tomar resoluções e construir opiniões justas.
A médica ilustrou a sua experiência com documentos autênticos e, emocionada, sensibilizou os presentes para que cada um se veja no outro. Apelou ainda ao compromisso, à defesa de causas justas, ao voluntariado e ao ativismo.
À noite, numa sessão para alunos dos EFA, do Recorrente e PLA, professores, encarregados de educação e demais comunidade escolar, a Dra. Mónica Costeira divulgou o seu livro “Se tu vivesses o que eu vi”, que relata a sua experiência em contexto de trabalho humanitário, apresentado as suas outras famílias, pais e crianças, deixadas pelo mundo, no Sudão do Sul, no Iémen, no Afeganistão e na Grécia.
Mostrou o quão frágil é a vida e o quão são gratos, resilientes e empáticos aqueles que sobrevivem com tão pouco.
“Por um mundo em que a compaixão não tenha fronteiras”
Comentarios